quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os 10 de 2014: 'Lavou tá novo', diz a marcha frevada de Felipe Guaraná que vem de Paraty

Felipe Guaraná, compositor e intérprete de 'Lenço de cetim'
Quem já passou o carnaval em Paraty (RJ) sabe bem o que é o Arrastão do Jabaquara – bloco tradicional da cidade sul fluminense, conhecido pela irreverência de seus componentes e pelo repertório marchinheiro. Pois foi desse contexto que veio uma das dez finalistas do 9º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso: Lenço de cetim, marcha frevada que há dois carnavais já embala os desfiles do bloco paratiense. “O Arrastão, que geralmente sai cantando o repertório de marchinhas clássicas, estava precisando de composições próprias e decidi arriscar”, conta o compositor da música, Felipe Guaraná, que é carioca e tem 39 anos. “Ano passado eu tinha inscrito marchas mais líricas, falando do bloco e de Paraty, mas não se classificaram. Quando vi as dez finalistas entendi que Lenço de cetim talvez desse pé. E não é que deu?” Vivendo desde 2005 em Paraty, Felipe ganha a vida tocando na noite, liderando rodas de samba e realizando produções como a do seu primeiro disco: o CD-compacto Cantando a minha terra, que lançará neste início de ano, reunindo exemplares de sua veia eclética de compositor. Tem balada, samba, bossa nova e, claro, marchinha. Um lançamento que, juntamente com Lenço de cetim (gravada no CD do Concurso pelo próprio Felipe, em arranjo de Domingos Teixeira), desde já faz de 2014 um ano fundamental em sua carreira.


Lenço de cetim
Felipe Guaraná

Lavou tá novo, lavou tá novo
Água e sabão, no ribeirão, lavou tá novo

Água e sabão, no ribeirão, lavou tá novo
Na cachoeira a lavadeira me ensinou
Esfrega, esfrega.... o rio lava a fantasia
Remove as manchas da saudade que ficou
Água e sabão, no ribeirão, lavou tá novo
Hoje eu não quero a roupa branca do juízo
Quero beber, deitar e rolar junto ao meu povo
Água e sabão, no ribeirão, lavou tá novo

O meu amor tem um lenço de cetim
Ele é rosinha com cheirinho de jasmim
Limpei as marcas de batom no meu pescoço
E disse a ela: água e sabão, lavou, tá novo

Clique aqui para ouvir Lenço de cetim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário